quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Parâmetros de tipo e de instância

Um dos principais conceitos que devemos compreender no Revit Architecture é a relação entre os parâmetros das famílias: Parâmetros de Tipos e de Instâncias (Type Properties/Instance Properties).


Vamos utilizar um objeto genérico criado com massa dentro de um template de família, e após carregá-lo para um arquivo de projeto.

Criação de objeto chamado "Objeto 1":
Na criação desta família, foi adicionado 3 parâmetros: 2 parâmetros são dimensões(largura e comprimento) e o terceiro é material.

Uma coisa importante a notar aqui, é que quando foi criado cada um dos parâmetros indicamos se serão Parâmetros de Tipo (Type) ou de Instância (Instance).

Indique os parâmetros de "Largura", "Material" e "Comprimento" como parâmetros de Tipo (Type).




Quando indicamos propriedade como parâmetros de tipo significa que todos os objetos deste tipo, independente de estarem selecionados ou não, serão alterados.
Por exemplo, copie o objeto criado inicialmente 2 vezes. Agora temos 3 objetos que pertencem a mesma família (Massa) e com o mesmo tipo (Objeto 1). Selecionando o objeto e acessando Element Properties/Type Properties, altere o parâmetro de comprimento, por exemplo. Finaliza a operação em OK. Observe que todos os objetos do mesmo tipo mudaram. Se existisse outros objetos da mesma família, porém de outro tipo, esta alteração não iria ser aplicada.



Vamos optar agora por fazer com que os parâmetros sejam de instância.
O processo utilizado é o mesmo, porem na escolha do configuração de parâmetros, vamos indicar como de Instância (Instance).





A diferença agora é que mesmo que os objetos sejam da mesma família e do mesmo tipo, as alterações feitas não serão refletidas nos objetos que não estão selecionados.
Selecionando um dos objetos, acessando Element Properties/Instance Properties, alteramos o parâmetros de comprimento, por exemplo. Finalize em OK.


Observe que a alteração realizada no parâmetros de comprimento somente refletiu no objeto que estava selecionado. Para que a alteração de instância se reflita em todos os objetos do mesmo tipo é sempre necessário selecioná-los.


Você pode criar novos parâmetros de instância ou parâmetros de tipo para qualquer tipo de família. Ao adicionar parâmetros, você tem mais controle sobre as informações contidas em cada instância ou tipo de família. Você pode criar tipos de famílias dinâmicas para aumentar a flexibilidade no modelo. Todos os parâmetros adicionados aos famílias são passíveis de quantificação, isso é podem ser catalogados nas planilhas e tabelas que o Revit cria.

Um comentário:

  1. Luiz Carlos disse... Olá., Gostei da aula sobre Revit Architecture, assunto:Revit Architecture Parâmetros de tipo e de instância ., por sinal bem interativa muito legal!
    Parabéns pelo seu trabalho...

    ResponderExcluir